A mobilização dos professores repercutiu de forma decisiva para que o Sinep/MG mudasse de postura. Antes da assembléia de professores, realizada no dia 27/02, em Belo Horizonte, o sindicato patronal encaminhou ao Sinpro Minas uma contraproposta que contempla a recomposição pelo INPC e um aumento real, numa convenção com vigência por dois anos. Na assembléia, a categoria reconheceu o avanço e aprovou a proposta, desde que sejam realizados os ajustes necessários referentes às alterações nas cláusulas de férias e resilição.
Pela contraproposta apresentada ao Sinpro, além da recomposição pelo INPC em 2008 (5,37%), será aplicado sobre os salários um percentual de 2%, retroativo a fevereiro de 2008, a título de aumento real. Além da cláusula econômica, o Sinep/MG propõe alterar o período de férias, que passaria a ser de 30 dias em julho, sendo que o período de 22/12 a 20/01 ficaria como recesso. O patronal também quer transformar a cláusula de garantia de salário em garantia de emprego.
Uma nova reunião será agendada entre o Sinpro Minas e o Sinep/MG para negociar os ajustes, conforme proposto na assembléia realizada pelos professores no dia 27/02. A data-base está garantida até 8 de março.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.