Os estudantes secundaristas de Belo Horizonte e Região Metropolitana foram às ruas, nesta quinta-feira (2/3), para manifestações em defesa do meio-passe no transporte coletivo em todo o Estado. A concentração foi na Praça Afonso Arinos, no centro da Capital. O movimento estudantil reuniu cerca de 1500 pessoas, contando com o apoio dos estudantes de Betim, Contagem e Nova Lima. Outras reivindicações também estiveram em pauta como o fim do vestibular, a meia-entrada e a reserva de vagas nas universidades para alunos carentes.
Os jovens seguiram em passeata até a porta da Prefeitura Municipal e uma comissão composta por representantes dos secundaristas (UCMG, UBES, UMES-BH e UEE), foi recebida pelo prefeito, Márcio Lacerda, que ouviu as reivindicações da categoria e prometeu se posicionar a respeito do pedido em breve.
“A diminuição dos gastos com transporte representa um grande avanço para elevar o grau de instrução dos brasileiros. O meio-passe não ajuda apenas ao estudante, mas contribui para toda a família, propiciando mais investimento em qualidade de vida”, defendeu Flávia Alexandra, vice-presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Belo Horizonte.
De acordo com o diretor de comunicação da União Colegial de Minas Gerais, Péricles Francisco, os estudantes demonstram vontade de participar das ações políticas e isso foi provado neste ato pelo meio-passe que reuniu mais de mil jovens. “Nas nossas visitas às salas de aula, a reação tem sido muito boa quando convidamos os alunos para entrarem no movimento estudantil. Os grêmios são instrumentos de politização dos jovens e saem fortalecidos quando conseguem mobilizar”, enfatiza. Estão previstas outras mobilizações em Ibirité, Ribeirão das Neves, Montes Claros, Coronel Fabriciano, Uberlândia e outras grandes cidades.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.