Os professores da Unincor nas unidades de Belo Horizonte e Ibirité decidiram retomar as atividades docentes, a partir da próxima segunda-feira (22/2). A decisão foi tomada em assembleia na sexta-feira (19/2). Os docentes decidiram dar um voto de confiança para a atual gestora BDO Ltda, entendendo a delicada situação da instituição de ensino. Os auxiliares de administração escolar também voltam às suas funções habituais na segunda (22).
Os novos gestores apresentaram como propostas: pagamento dos salários atrasados com recursos oriundos de receitas não operacionais (principalmente venda de imóveis); pagamento do próximo semestre sempre no 5º útil de cada mês; reintegração dos diretores do Sinpro Minas e professores grevistas demitidos; criação da associação dos professores e auxiliares, entre outras.
Nos campi de Betim e Pará de Minas, os docentes também retomam as atividades no dia 22/2, entretanto, decidiram por estado de greve. Uma assembleia extraordinária pode ser convocada caso haja algum descumprimento.
Em Três Corações, a assembleia que decidirá as próximas ações será na segunda-feira (22/2), às 17h, no plenário da Câmara dos Vereadores de Três Corações (Avenida Quinto Centenário do Brasil, 1010, Santa Tereza).
Assembleia de professores da Unincor
Unidade Três Corações
Data: 22/2 – segunda-feira
Horário: 17h
Local: Plenário da Câmara dos Vereadores de Três Corações (Avenida Quinto Centenário do Brasil, 1010, Santa Tereza).
Confira a proposta da Unincor na íntegra:
ATA DE REUNIÃO ENTRE OS SINDICATOS DOS PROFESSORES (SINPRO-MG) E DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR (SAAE-MG) E A FCTE – FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA TRICORDIANA DE EDUCAÇÃO – ENTIDADE MANTENEDORA DA UNINCOR (UNIVERSIDADE VALE DO RIO VERDE)
Em 18 de fevereiro de 2010, a FCTE visando regularizar a situação trabalhista dos professores e auxiliares de administração, apresentou o seguinte documento:
“A BDO Consultores Ltda. fez no dia 1º de fevereiro corrente uma parceria com a FCTE para exercer a função de gestor interino com os poderes determinados pelo Termo de Ajuste de Conduta assinado entre a FCTE e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais.
A partir daí a Consultoria tem a missão de reestruturar o endividamento bancário, principalmente, no sentido do alongamento dos prazos e levantar recursos para o pagamento dos professores, pessoal administrativo e fornecedores.
Desde o primeiro momento, estamos com várias frentes de atuação tais como:
a) levantamento dos ativos não-operacionais, principalmente, imóveis destinados à venda;
b) levantamento do perfil completo das dívidas bancárias, seus vencimentos e garantias hipotecárias para renegociação;
c) ataque à inadimplência das mensalidades escolares com grau extremamente elevado, por meio de normatização, aceleração e encaminhamento judicial do processo de cobrança (este processo se concluirá com a contratação de empresa especializada prevista para março);
d) levantamento dos passivos em atraso (fornecedores, funcionários, tributos, etc) com o objetivo de efetuar uma proposta concreta para pagamento. Nossa estimativa é que esse passivo esteja concluído em meados de abril para que possamos iniciar o processo de analise do equilibrio entre receitas e despesas correntes e efetuarmos a proposta concreta de pagamentos para todos os credores.
e) normatização das áreas operacionais da Fundação com objetivo de padronizar e melhorar eficiência dos procedimentos internos. Já divulgamos a normatização da cobrança e no final do mês de fevereiro divulgaremos a de compras. Em março divulgaremos a utilização do caixa pequeno (zero) e, também, a de recursos humanos e em abril a do patrimônio;
f) segregação financeira e contábil das receitas e despesas das unidades da Fundação (Graduação, Pós, Mestrado, Colégio), com o objetivo de melhorar a visualização da performance de cada unidade (esta segregação iniciará a partir de junho).
Em linhas gerais, é possível vislumbrar os grandes desafios que temos no momento. Algumas medidas estão sendo tomadas para tornar viável o pagamento de pelo menos uma folha de salários, como por exemplo, a liberação de imóveis hipotecados aos bancos.
Nesse sentido, foi encaminhada documentação em 11 e 18 de fevereiro a um de nossos bancos credores para liberação de hipoteca para que possamos concretizar o recebimento da venda de um imóvel de R$ 1,2 milhão (Fazenda Patrimônio). O banco credor pediu 10 dias para analise desta documentação. Estamos em contato com a alta administração do banco para agilizar essa liberação. Nosso compromisso é que até o 5º dia útil de março possamos pagar a folha de fevereiro e as folhas subseqüentes até o 5º dia útil do mês seguinte.
Além desse imóvel, há um terreno em Betim, no valor aproximado de R$ 3,0 milhões, cuja documentação está em posse do promitente comprador para analise. Estimamos que a venda, se aprovada pelos Conselhos da Fundação e pelo Ministério Público, seja concretizada no final do mês de março.
Portanto, pedimos a todos um voto de confiança nessa nossa luta diuturna para obter os recursos.
Ao mesmo tempo, fazemos um apelo para que todos estejam, num esforço supremo, dispostos a engajar nessa jornada de iniciar as aulas dia 22 de fevereiro.
Fundação Comunitária Tricordiana de Educação – FCTE
Gestão BDO – Consultores Ltda.
Fone: (35) 3239-1228”
Diante do exposto, foram firmados os seguintes compromissos:
1) Pagamento dos salários de fevereiro de 2010 até o 5º dia útil de março e os meses subsequentes até o 5º dia útil do mês seguinte;
2) Pagamento dos salários atrasados com recursos oriundos de receita não operacionais (principalmente vendas de imóveis);
3) Destinação de parte da receita mensal efetiva para pagamentos de processos trabalhistas;
4) Não efetivar descontos salariais dos dias paralisados;
5) Reintegração ao quadro de funcionários dos grevistas demitidos (se for o caso);
6) Readmissão dos “Diretores do SINPRO” dispensados em 2009;
7) Criação de uma Associação de professores e auxiliares de administração com estabilidade de seus membros;
8) Acordos, eventualmente aceitos, terão validade somente na gestão da BDO Consultores Ltda.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.