Atualizada em 31/03, äs 11h16
Chegou ao conhecimento do Sinpro Minas a informação de pressões e ameaças feitas por coordenadores e donos de escolas a professores, para que eles não paralisem as atividades na próxima segunda-feira (5/4).
O sindicato repudia fortemente essa postura, que se caracteriza claramente como uma prática de assédio moral, além de desrespeitar o direito constitucional de organização e manifestação dos trabalhadores e a decisão soberana e legítima da última assembleia, realizada em 26/3. Evidencia, também, uma clara tentativa de desmobilizar a categoria.
DescompromissoVale ressaltar ainda que, ao contrário de informações que teriam circulado em algumas instituições de ensino, o Sinpro Minas não desmarcou reunião de negociação.
Conforme documentos anexados abaixo, o sindicato enviou um ofício ao Sinep/MG, no dia 26/3, logo após a assembleia, no qual comunica a decisão dos professores – rejeição da proposta patronal e paralisação das atividades a partir de segunda-feira (5/4) – e solicita uma reunião emergencial para o dia 30/3.
Como resposta, o sindicato patronal enviou um comunicado ao Sinpro Minas, recebido no dia 30/3 (terça-feira), no qual cancela a reunião que estava agendada para 5 de abril, às 17 horas, sem informar nova data, o que demonstra descompromisso com as negociações ou falta de boa vontade em se chegar a um consenso.
Tal conduta configura mais um ato de grande desrespeito do sindicato patronal com os professores da rede privada de ensino. Trata-se de uma decisão que desconsidera a posição da categoria, manifestada em assembleia.
Diante desses fatos – que devem ser repudiados de forma veemente por todos aqueles preocupados com a qualidade da educação –, o Sinpro Minas reafirma a importância da assembleia com paralisação das atividades nesta segunda-feira (5/4). O sindicato reitera, ainda, a sua posição de defesa dos direitos da categoria e da educação de qualidade.
Nesta manhã, em resposta à solicitação do Sinpro Minas, a Superintendência Regional do Trabalho (SRT) convocará o Sinep/MG para uma reunião de negociação no dia 5 de abril, às 11 horas, na SRT.
Agora é para valer! Vamos parar e mostrar a nossa força e união! Campanha reivindicatória 2010Assembleia com paralisação05/04 – segunda-feira Horário: 8 horas da manhã Auditório da Faculdade de Medicina da UFMG (Av. Alfredo Balena, 190 – Centro – BH)17h – Manifestação na porta do Sinep-MG(Rua Araguari, 644 – Barro Preto – BH)Valorizar os professores também é defender a educação!NENHUM DIREITO A MENOS!
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.