Os professores da rede privada de ensino de Belo Horizonte e região metropolitana (área de abrangência do Sinep/MG) decidiram fazer uma paralisação das atividades no dia 16/03, quarta-feira (nos três turnos), com a realização de nova assembleia para definir os rumos da campanha reivindicatória 2011, às 9 horas, no hotel Bristol Merit (Rua Tamois, 341 – Centro – BH). A decisão foi tomada na assembleia do dia 26/2).
Caso as negociações não avancem até o dia 15, a paralisação poderá se estender por tempo indeterminado. A decisão foi tomada diante da intransigência do Sinep/MG, que não atende as reivindicações da categoria.
Os professores reafirmaram que não aceitam nenhum direito a menos e que o momento é de avançar na melhoria das condições de salário e trabalho. “No ano passado, fizemos uma grande mobilização, porém o patronal não entendeu o recado de que não abrimos mão dos avanços em 2011”, disse Newton de Souza, diretor do Sinpro Minas.
Não houve avanços nas negociações realizadas com o Sinep/MG, que sinalizou reajuste salarial pela inflação (INPC) e manutenção das atuais conquistas, mas não apresentou proposta concreta de aumento real, equiparação dos pisos da educação infantil, regulamentação da EaD, entre outras reivindicações dos professores. O patronal também continua na mesma lógica de só negociar avanços em troca da retirada de conquistas.
Leia também:
Além de fazer uma análise da conjuntura, lembrando as lutas que ocorrem no norte da África com a queda de ditadores, o presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis, falou sobre a boa situação macroeconômica do Brasil e das escolas privadas, que permite avanços na remuneração dos professores. “97% das categorias obtiveram aumento real. Todos os fatores econômicos apontam para que as nossas reivindicações sejam atendidas”, disse.
Professores da rede privada vão repetir a força e a mobilização da categoria; na foto acima, no ano passado, assembleia com paralisação das atividades
Uma professora presente na assembleia rememorou os retrocessos que a categoria vem passando nos últimos anos com as transformações das condições de trabalho dentro das escolas. “Hoje há mais alunos em sala, assumimos funções de secretaria, e as instituições estão nos exigindo tanto que nem sei como os professores estão tendo tempo de estudar e manter o estímulo para trabalhar”, desabafou.
Leia também
Atualizado em 1/2
ASSEMBLEIA COM PARALISAÇÃO DAS ATIVIDADESDIA 16/3 – QUARTA-FEIRA ÀS 9 HORAS
LOCAL: HOTEL BRISTOL MERIT (Rua Tamóios, 341 – Centro – BH)
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.