O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindute/MG) publicou nesta semana um informativo no qual desmascara os anúncios publicitários do governo estadual sobre a educação em Minas Gerais e denuncia o não cumprimento da lei do piso salarial do magistério.
“Apesar do governo investir mais de milhões de reais em propagandas, a comunidade escolar conhece a realidade da escola pública e sabe que o que se vê na propaganda não é real”.
De acordo com o informativo, o reajuste do piso salarial neste ano será de 21,96%, e o governo reajustará as tabelas do subsídio em apenas 5%. Além disso, o sindicato denuncia que o executivo estadual não investe em educação o percentual mínimo determinado pela Constituição Federal (25%) e critica a ausência de políticas públicas para combater a violência no ambiente escolar e a falta de vagas no ensino médio e na educação infantil.
“Se todos os adolescentes em idade escolar quisessem estudar faltariam cerca de 800 mil vagas. Se doas as crianças procurassem vagas na educação infantil, faltariam cerca de 700 mil vagas”, aponta o informativo.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.