Ao som da música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, as homenageadas pelo Sinpro Minas em comemoração pelo Dia Internacional da Mulher entraram emocionadas no auditório lotado do sindicato, onde foi realizada a cerimônia de entrega da Medalha Clara Zetkin, instituída este ano. A atividade aconteceu no dia 23 de março, em conjunto com o lançamento da 5ª edição da Revista Elas por Elas, publicação sobre gênero produzida pelo Departamento de Comunicação da entidade. A comenda Clara Zetkin foi entregue pelo presidente do Sinpro Minas, Gilson Reis. Além de professoras, sindicalistas, militantes do movimento de mulheres, entre outras que, através de sua atuação em diversas áreas, têm se destacado para a promoção da equidade de gênero na sociedade, também receberam a homenagem uma quilombola e uma jogadora de futebol. Gilson Reis lembrou que 75% da categoria é composta por mulheres. “Essa belíssima revista e a comenda Clara Zetkin traduzem o nosso reconhecimento e apoio a todas as mulheres que constroem sonhos e esperanças em seu cotidiano e, assim, contribuem com a luta do povo brasileiro”.Presente no evento, a deputada federal Jô Moraes disse que as homenageadas representam a diversidade e a força das mulheres na atualidade. “Cumprimento o Sinpro e a equipe da revista Elas por Elas pelo trabalho de reconhecimento e valorização das histórias dessas mulheres. A transformação da sociedade está materializada em cada uma aqui presente”, destacou.Revista Elas por ElasA revista Elas por Elas, em sua 5ª edição, consolida a iniciativa do sindicato em ampliar o debate sobre as questões de gênero. Além da categoria de professores das escolas particulares, a revista atinge novos públicos, ultrapassando as fronteiras de Minas através do reconhecimento nacional que a publicação teve ao ficar entre as finalistas do Prêmio Jornalista Abdias do Nascimento em 2011.
Gilson Reis, presidente do Sinpro Minas, e a homenageada Amanda Miranda Cunha |
O último número aborda temas como política, pobreza, mídia e educação sob a ótica de gênero. Traz dados de pesquisas recentes sobre as mulheres brasileiras, além de matéria sobre a Lei Maria da Penha e reportagem sobre a história da cangaceira Maria Bonita, entre outras.Lavínia Rosa, diretora do Sinpro Minas e membro do Conselho Editorial da Revista, relacionou em seu discurso a luta das mulheres presentes ao evento à reportagem sobre a participação das mulheres na política. “A eleição de Dilma significou muita visibilidade e afirmação da mulher em nosso país, mas não deve ser considerada um falso triunfo. Temos que acreditar na possibilidade de mudança da realidade a partir da ação das mulheres, que podem fazer, e fazem, a diferença na sociedade”, afirmou.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.