O Fórum Social Mundial 2018 será realizado entre os dias 13 e 17 de março e terá como território principal o Campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), bem como outros espaços de Salvador que também abrigarão atividades do evento mundial. O FSM reúne a diversidade de movimentos sociais de múltiplas causas e matizes acerca da questão social. Na capital do Estado da Bahia, vários locais se tornarão palco de diálogo e convergência do Fórum.
O Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), que integra o Grupo Facilitador Nacional do Fórum Social Mundial 2018 , planeja uma rica programação de atividades em parceria com a Associação Cultural José Martí no estado (ACJM-BA) e os comitês de apoio aos povos venezuelano e saaráui. A agenda nasce do empenho das entidades pela participação na construção do evento, realizado novamente no Brasil. As edições mais recentes tiveram lugar no Canadá e na Tunísia.
No programa, o Cebrapaz, a ACJM-BA, o Comitê pela Paz na Venezuela e o Comitê pela Independência do Saara Ocidental — ambos integrados também pelo Cebrapaz — trazem debates importantes para a atualidade da luta pela paz e para o reforço da solidariedade internacional entre os povos. Além disso, o Cebrapaz elabora um jornal com artigos preparados especialmente para a ocasião, a ser distribuído no FSM2018.
As atividades incluem os lançamentos de dois livros e mesas sobre a luta anti-imperialista, o apoio a Cuba na oposição ao bloqueio e à ocupação estadunidense do território de Guantânamo, a resistência dos povos latino-americanos e as lutas por autodeterminação. Representantes diplomáticos ou de entidades do Irã, da Palestina, do Saara Ocidental, da França, de Cuba e da Venezuela devem participar. Confira:
Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ)
Associação Cultural José Martí – Bahia (ACJM-BA)
Comitê pela Paz na Venezuela
Comitê pela Independência do Saara Ocidental
LOCAL: Tenda da Democracia, da Paz e da Solidariedade com os Povos | Campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
DEBATE | Cuba: Solidariedade internacional e luta contra o bloqueio e pela devolução de Guantânamo
08h30 às 10h30
Mesa: Socorro Gomes (Presidenta do Conselho Mundial da Paz – CMP); Silvio Platero (Presidente do Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos – MOVPAZ e Coordenador da Região América do CMP); Yarisleidis Medina Valle (Representante do Instituto Cubano de Amizade com os Povos – ICAP)
Mediadora: Ivone Souza (Presidenta da ACJM-BA e Coordenadora do núcleo da Bahia do Cebrapaz)
Lançamento do livro: Ángel. A Raiz Galega de Fidel, de Katiuska Blanco Castineira
DEBATE | Ofensiva imperialista, Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz
10h30 às 12h30
Mesa: Socorro Gomes (Presidenta do Conselho Mundial da Paz – CMP); Silvio Platero (Presidente do Movimento Cubano pela Paz e a Soberania dos Povos – MOVPAZ e Coordenador da Região América do CMP); Ibrahim Alzeben (Embaixador do Estado da Palestina no Brasil); Gérard Halie (Membro da Coordenação do Movimento pela Paz, da França); Kamran Mostafavi (Presidente do Centro de Cultura de Waritheen, do Irã)
Mediador: Antônio Barreto (Presidente do Cebrapaz)
Lançamento do livro: Palestina, um Olhar além da Ocupação, de Nilton Bobato e Paulo Porto
DEBATE | América Latina: Resistência e Luta Anti-imperialista
13h50 às 15h30
Mesa: José Reinaldo Carvalho (Secretário de Relações Internacionais do PCdoB e Diretor do Cebrapaz); Laura Pujol (Cônsul da República de Cuba para o Nordeste do Brasil); Judith Valencia (Membro da Red de Intelectuales Capitulo Venezuela)
Mediadora: Jussara Cony (Vice-Presidenta do Cebrapaz e representante do Cebrapaz no Grupo Facilitador Nacional do FSM2018)
DEBATE | Saara Ocidental: Luta pela independência e solidariedade internacional
08h30 às 11h30
Mesa: Socorro Gomes (Presidenta do CMP); Emboirik Ahamed (Representante da Frente Popular de Libertação de Saguía el-Hamra e Río de Oro – POLISARIO – no Brasil); Salama Brahim Bachir (Secretário-Geral da Unión de Trabajadores de Saguía el-Hamra y Río de Oro)
Mediadoras: Ivone Souza (Coordenadora do Núcleo do Cebrapaz da Bahia e do Comitê Baiano pela Independência do Saara Ocidental) e Jussara Cony (Vice-Presidenta do Cebrapaz)
* Com informações do CEBRAPAZ
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.