O Grito dos Excluídos deste ano foi escolhido como o próximo Dia Nacional de Luta pela Educação – Tsunami da educação – contra a reforma da Previdência, os cortes das universidades e institutos federais e o projeto Future-se. O tema deste ano, “Este Sistema não Vale”, denuncia o crime da Vale em Brumadinho (2019) e em Mariana (2015) e também é um manifesto contra a retirada de direitos, contra as privatizações das estatais nacionais (como Petrobrás e Correios) e no estado (como a Cemig), contra todo preconceito e qualquer forma de racismo, machismo ou discriminação. Além disso, a manifestação pauta a defesa da Amazônia e denuncia a flexibilização da legislação ambiental.
O Grito dos Excluídos é uma manifestação popular realizada desde 1995 no Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro. O Sinpro Minas, junto a diversas organizações e movimentos, participa desta edição do Grito dos Excluídos como uma maneira de denunciar todos os retrocessos que vivemos neste momento político, fortalecendo a resistência necessária nestes tempos.
A manifestação é realizada em todo o país e em Belo Horizonte a concentração será às 9h, debaixo do viaduto Santa Tereza, próximo à Praça da Estação.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.