O Instituto Metodista Izabela Hendrix age de forma falaciosa. A instituição de ensino, que diz prezar por valores cristãos, como a solidariedade e a justiça, sequer cumpre um de seus deveres mais básicos: o de remunerar seus professores, conforme prevê a legislação.
Até o momento, os/as professores/as do Colégio e do Centro Universitário estão:
1) sem receber o salário de dezembro;
2) sem receber as férias (mais 1/3) nem o 13º salário;
3) com o salário deste mês atrasado;
Além dos atrasos no pagamento, há outros descumprimentos de direitos, como a falta de depósito do FGTS.
Com essa atitude, a direção do Instituto Metodista deixa os/as professores/as com dificuldades para cumprir financeiramente suas obrigações rotineiras.
O que há de justiça em uma postura como essa? E onde está a solidariedade? Nem a proposta feita pela própria direção, de pagar os salários até o quinto dia útil do mês, foi cumprida.
Na prática, o que se observa é mais uma retórica de marketing, a fim de atrair outros alunos e pais, que pagam religiosamente suas mensalidades escolares.
Essa situação, que se arrasta há anos, tem gerado um enorme clima de insatisfação entre os/as professores/as, com reflexos negativos para o processo de ensino-aprendizagem.
Por essas razões, os/as professores/as do Colégio aderiram ao movimento grevista dos docentes do Centro Universitário e também vão paralisar as atividades, a partir desta quarta-feira (11/3), por tempo indeterminado.
A categoria não consegue mais suportar tanta falta de respeito aos docentes, aos pais e alunos e a toda a comunidade escolar.
Frente a esse cenário, os professores desejam contar com o apoio e a mobilização também de pais e alunos, atores fundamentais durante esta luta para que eles possam, o mais breve possível, estar em sala de aula com dignidade e respeito aos seus direitos.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.