Na última segunda-feira (20/04), a Medida Provisória (MP) 905, que instituía a Carteira de Trabalho Verde e Amarela, foi derrubada no Senado. A notícia traz um alívio para a classe trabalhadora, especialmente neste momento em que os patrões, aproveitando-se da pandemia causada pelo novo coronavírus, querem retirar ainda mais direitos dos trabalhadores.
A MP 905, conhecida como “MP da Escravidão”, propunha, entre outras barbaridades, a desoneração das empresas e oneração dos trabalhadores; desregulamentação da jornada de trabalho; enfraquecimento das negociações coletivas e até a criação de um conselho sobre acidentes de trabalho sem a participação dos trabalhadores.
Diante de tantos ataques, as Centrais Sindicais, com o apoio da oposição no Senado, iniciaram um intenso trabalho para derrubar a MP 905. As Centrais também criaram um site de esclarecimentos na internet e promoveram um tuitaço com a frase “Caduca MP 905”.
O esforço deu resultado, mas, apesar da vitória, os trabalhadores precisam continuar atentos. Jair Bolsonaro – inimigo da classe trabalhadora – já avisou que não desistiu deste projeto que, na prática, só atende os patrões. A luta entre capital x trabalho segue intensa.
Por isso, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil em Minas Gerais (CTB-MG) conclama os sindicatos filiados, bem como os seus trabalhadores, a permanecerem unidos.
Somente a nossa união e consciência de classe será capaz de derrubar esses e outros retrocessos patrocinados pelo atual governo.
Fonte: CTB Minas
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.