No início de março, o Sinpro Minas encaminhou ao Sindilivre a pauta da campanha reivindicatória dos professores de Idiomas. Desde então, o Sindicato dos Professores tentou agendar com o patronal, por diversas vezes, uma reunião por videoconferência, em função do isolamento social, para discutir os direitos da categoria.
Foi somente no dia 23 de abril que o sindicato patronal enviou um e-mail ao Sinpro Minas, informando que agendaria uma rodada de negociação, o que não ocorreu.
Em razão dessa postura de desrespeito aos professores, no dia 29 de abril, o Sinpro Minas solicitou aos donos de escola a prorrogação da data-base, mas eles se recusaram a adiá-la. A data-base é o instrumento que garante na Justiça os direitos trabalhistas, enquanto os sindicatos continuam as negociações da campanha reivindicatória.
Na prática, o sindicato patronal não encaminhou nenhuma contraproposta nem quis discutir as reivindicações da categoria, até o momento. Com isso, os donos de escola insistem em precarizar as condições de vida e trabalho dos professores de Idiomas.
Diante da intransigência patronal, o Sinpro Minas entrou na Justiça, no dia 30 de abril, com um pedido de protesto, com a finalidade de prorrogar a data-base e garantir as conquistas da categoria.
Na campanha reivindicatória deste ano, os professores e o Sinpro Minas reivindicam valorização profissional, garantia de emprego e melhores condições de trabalho.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.