Para lembrar o assassinato de quatro funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego, ocorrido em 2004, na Zona Rural de Unai/MG e exigir o julgamento imediato dos acusados, será realizado, no dia 28 de janeiro, ás 10h, em Brasília, um “Ato Público por Justiça”. A manifestação, organizada pela Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho de Minas Gerais, será em frente ao Supremo Tribunal Federal. Os fiscais Eratóstenes de Almeida Gonçalves, João Batista Soares Lage e Nelson José da Silva e o motorista Ailton Pereira de Oliveira foram mortos em uma missão de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, para apurar irregularidades trabalhistas em fazendas.
Seis meses depois, as investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal apontaram para o envolvimento de nove pessoas, que atuaram como mandantes, contratantes e pistoleiros. Desde dezembro de 2004 os réus foram pronunciados pela Justiça Federal, sendo que um deles, por ter sido eleito prefeito de Unaí, adquiriu o direito de ser julgado em foro especial, sendo o processo desmembrado dos demais acusados.
Uma série de recursos impetrados pela defesa dos réus fez com que o processo fosse remetido para Brasília, ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, ao Superior Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal, onde ainda existem pendências para serem analisadas pelos Ministros. Cinco réus estão presos, mas quatro aguardam o julgamento em liberdade, beneficiados por Habeas Corpus.
Nestes cinco anos, Auditores Fiscais do Trabalho, familiares e amigos vivem a expectativa de que a Justiça seja feita, para que a impunidade não seja a marca deste crime. Chegou a hora de, mais uma vez, protestar contra a demora do julgamento e apelar para as autoridades para que sejam resolvidas todas as pendências do caso.
Ato Público por Justiça! Julgamento Já!
Dia 28 de janeiro (quarta-feira) às 10:00 horas
Em frente ao Supremo Tribunal Federal – Brasília
Mais informações: Associação dos Auditores Fiscais do Trabalho de Minas Gerais – 31-3201-9437
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.