Notícias

Palestra do economista Sérgio Gabrielli

19 de abril de 2016

No dia 30 de abril, às 10 horas, no Sinpro Minas, o Laep promove a palestra A Petrobras é nossa. O Pré-sal é da educação, com o economista Sérgio Gabrielli, professor titular licenciado da Universidade Federal da Bahia e ex-presidente da Petrobras.Uma das maiores conquistas do primeiro mandato da presidenta Dilma Rousseff foi a aprovação da destinação de 75% dos royalties do petróleo para a educação, juntamente com metade do Fundo Social do pré-sal.

 O financiamento do pré-sal para a educação é uma fonte de recursos  imprescindível para o setor, inclusive para assegurar a execução das diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação. Mas as mudanças na legislação sobre a exploração do pré-sal ameaçam essas conquistas.Segundo Gabrielli, a decisão do Senado favorável à mudança no marco regulatório do petróleo torna ainda mais urgente o debate sobre a importância do pré-sal para a economia brasileira e o papel da Petrobras nos futuros leilões. “Trata-se de uma política de Estado que transcende qualquer disputa entre governo e oposição”.

Ele explica que o marco regulatório, portanto, não prioriza apenas a Petrobras mas sim a indústria brasileira. “O debate na sociedade sobre o novo pré-sal e o marco regulatório tem de ser amplo e desassociado das emoções e manchetes provocadas pela Lava Jato, sob o risco de o Congresso legislar e tomar uma decisão que instalará no país um neocolonialismo extrativista, penalizando toda a cadeia.”, argumenta no artigo O futuro do país nas mãos do Congresso.

Ouça o convite feito pela presidenta do Sinpro Minas, Valéria Morato, pela Rádio Sinpro Minas.

COMENTÁRIO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha