Por solicitação do Sinpro Minas, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) agendou para a próxima terça-feira (4 de dezembro), às 9h, uma audiência com representantes do sindicato e da Fumec, a fim de discutir as demissões na universidade. Com o mesmo objetivo, haverá, também no dia 4, às 15 horas, uma reunião na Procuradoria das Fundações, órgão do Ministério Público Estadual.
Nessa quinta-feira (29/11), o Sinpro Minas promoveu assembléia com professores da instituição de ensino para debater os possíveis encaminhamentos sobre a situação. Nova assembléia de professores acontece no dia 6/12, às 11 horas, na própria instituição de ensino (Sala 214 – 2º andar do prédio da FCH).
Diretores do Sinpro Minas, em assembléia na universidade |
Os professores questionaram a falta de critérios nas demissões e a centralização das decisões nas mãos da mantenedora, em detrimento da participação das demais instâncias decisórias, como os Conselhos Universitários, as direções das Faculdades e as coordenações de cursos, o que deveriam acontecer em um ambiente democrático de uma universidade, conforme prevê a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação).
O sindicato também já enviou um ofício à Reitoria e à presidência do Conselho de Curadores da instituição de ensino, solicitando uma reunião emergencial para discutir as demissões. Por telefone, a reitora Romilda Rachel Soares Silva disse que o assunto é de competência exclusiva do Conselho. Até o momento, o órgão não se pronunciou a respeito da reunião solicitada pelo sindicato.
ManifestaçãoEm solidariedade aos professores, estudantes fizeram uma manifestação na avenida Afonso Pena, próximo a universidade. Com faixas e frases como “chega de hipocrisia, educação não é mercadoria”, eles exigiram um posicionamento da direção da universidade sobre as demissões, vistas por todos como arbitrárias. Depois de conversarem com a reitora, eles se dirigiram para a porta da Fundação, mas não foram recebidos por nenhum representante do órgão.
Os alunos também encaminharam um abaixo-assinado à direção da Faculdade de Ciências Humanas (FCH), onde lecionavam os professores demitidos. Eles disseram que vão aguardar um posicionamento até a próxima terça-feira, caso contrário farão novas manifestações.
Instabilidade A situação na Fumec é resultado de um longo processo de instabilidade política. Desde o início do ano, o Conselho de Curadores da instituição de ensino vem demitindo professores e diretores de faculdades. Conforme ressaltam os docentes, as decisões tomadas pelo Conselho são unilaterais e centralizadoras, ferindo os princípios da autonomia universitária. O assunto foi debatido em audiência pública, no último dia 21, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais. O Sinpro Minas acompanha a situação desde o início e já cobrou, por diversas vezes, esclarecimentos do Conselho de Curadores. O sindicato tem defendido, diante da crise, a necessidade de participação ativa dos professores nas decisões da instituição de ensino. “Da maneira que estão sendo tomadas, as decisões descumprem o que estabelece a LDB, não favorecem a manutenção de um ambiente acadêmico saudável e se configuram como um desrespeito aos professores da instituição de ensino, instaurando um clima de insegurança e medo”, ressaltou Celina Arêas, diretora do Sinpro Minas. Além de explicação sobre as demissões, os professores também exigem, entre outras coisas, a criação de uma Associação de Docentes e a eleição direta para os cargos de diretores das faculdades.Leia também: A Fumec e a centralização das decisões
Assembléia de professores da Fumec Data: 6 de dezembro – quinta-feira Horário: 11 horasLocal: Sala 214 – 2º andar da FCH
Pauta: Democratização da Fumec e demissão arbitrária de professores
Atualizado em 30/11Fotos: Deise Marcolino
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.