O Extra-Classe desta terça (12/07), às 12h30, na Rede Minas, vai repercutir a 11ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. Nossa equipe esteve lá e conversou com professores, cineastas, críticos e realizadores sobre “o cinema brasileiro da redemocratização e o olhar como elemento de educação nas escolas”.
Esta edição exibe e dialoga com filmes que refletiram, a partir da abertura democrática, os estigmas, as práticas e a herança da ditadura que perduraram na vida social brasileira, como Liberdade de Imprensa (1967), de João Batista de Andrade, Eles não usam black-tie (1981), de Leon Hirszman, Retratos de identificação (2014), de Anita Leandro, O som ao redor (2012), de Kleber Mendonça, e Cabra marcado para morrer (1984), de Eduardo Coutinho, cineasta homenageado pela mostra.
O programa reflete também um tema que esteve em destaque na mostra, que é a implementação da lei 13.006, de 2004, que prevê a exibição de filmes nacionais nas escolas.
A equipe do Extra-Classe, além de gravar, também participou da mostra, já que a iniciativa do programa de TV do Sinpro Minas foi compartilhada com o público, em mesa dentro da programação do evento, sobre projetos audiovisuais que dialogam com a educação.
Em sua 11ª edição, a CineOP reuniu mais de 200 profissionais do setor audiovisual entre os dias 22 e 27 de junho, e provocou discussões contemporâneas sobre a política brasileira através de um olhar conceitual e histórico no audiovisual. “O atual momento que vivemos no país convida a uma reflexão profunda sobre a trajetória política brasileira desde a ditadura, que vai culminar justamente na crise institucional e política de hoje que parece indicar o fim da “Nova República”, que se iniciou na fase final da ditadura civil-militar até a promulgação da Nova Constituição em 1988”, apontou o site do evento.
Esse programa foi ao ar no último sábado (09/07), às 10h, na Rede Minas, e fica disponível em nosso site. Assista, compartilhe, comente…
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.