Professoras e professores decidem manter greve
Reunidos em assembleia, professoras e professores do setor privado de ensino de Minas decidiram estender a greve até esta quarta-feira, 2/5, quando voltam a avaliar o desenrolar das negociações às 18h, no hall da Assembleia Legislativa.
A categoria entendeu que as negociações com o sindicato patronal no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que duraram mais de sete horas, pouco evoluíram e, por isso, decidiu continuar parada.
Os principais pontos que os professores exigem são:
1.Continuidade das homologações das rescisões no sindicato. A homologação é um momento em que o professor está fragilizado e precisa da presença do Sinpro. Fundamentalmente para conferir suas contas. Não existe ônus para o patronal, logo não existe motivo para recusa da cláusula.
2.Reajuste conforme nossa pauta deliberada em assembleia (INPC + 3%). As mensalidades escolares subiram em média 12% na RMBH, não havendo motivo para não conceder o reajuste pedido que ficou abaixo das mensalidades escolares.
3.Não punição dos grevistas, conforme lei de greve e organização sindical.
4.Contribuição sindical descontada conforme autorização de assembleia (podendo professor se manifestar contra, conforme proposta do desembargador, que a assembleia acatou, porém o Sinep não).
MOBILIZAÇÕES
Às 14h30 desta quarta (2/5) representantes dos trabalhadores e do sindicato patronal retomam às negociações. Depois, às 18h, os docentes vão se reunir em nova assembleia para avaliar o resultado das negociações.
Ficou definido, ainda, que a categoria vai realizar uma vigília a partir das 9h30 diante da sede do sindicato patronal (Sinep), na rua Araguari, 644, no Barro Preto, para pressionar os patrões, que se mostraram intransigentes nas negociações.
Professores e professoras têm recebido a solidariedade de alunos de várias escolas e entidades estudantis, como é o caso do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUC Minas, da UBES, UCMG, UEE entre outras inclusive organizações de pais.
Nossos direitos, nossa luta!
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.