Com o aumento do número de casos confirmados de Covid 19 em todo o país, infectologistas voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais fechados e de aglomeração e a destacar a necessidade de que todos tomem a dose de reforço das vacinas disponíveis no SUS.
Especialistas em saúde pública também têm ressaltado a importância das outras medidas de prevenção, como a higiene das mãos e o uso de álcool em gel, além de evitar o contato com outras pessoas, em caso de sintomas gripais.
Na quinta-feira passada (17/11), a prefeitura de Belo Horizonte determinou a volta do uso de máscaras no transporte público e nas unidades de saúde, como hospitais, postos e clínicas. A máscara precisa ser usada também nas estações de embarque e desembarque de passageiros, no transporte escolar, táxis e no transporte por aplicativo. A medida, segundo a prefeitura, vale por 15 dias e tem o objetivo de frear a expansão da Covid 19 na cidade.
Em todo o país, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 15.550, número que representa uma variação de 300% em relação à semana anterior, conforme dados divulgados pelas secretarias de saúde dos estados.
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou no sábado (19/11) que os casos de novas infecções pela doença dispararam no país, e o aumento ocorreu em 12 estados. Por meio do Boletim InfoGripe, foi constatado que os números da infecção correspondem a 47% dos resultados positivos para doenças respiratórias nas últimas quatro semanas.
Para o Sinpro Minas, o momento requer o reforço de todas as medidas de prevenção, entre elas o uso de máscaras em locais fechados, inclusive em estabelecimentos de ensino. “Devemos redobrar a atenção neste momento, para evitar que a situação piore. Nesse sentido, é fundamental colocarmos o esquema vacinal em dia e tomarmos todos os cuidados necessários, entre eles o uso de máscaras em ambientes de aglomeração, como nas escolas. As instituições também deveriam passar a exigir a vacinação completa, uma vez que se vacinar é um ato de cuidado não somente individual, mas que repercute fortemente em todo o coletivo”, afirmou Valéria Morato, presidenta do Sinpro Minas.
No dia 11 deste mês, a PUC Minas voltou a recomendar o uso de máscaras nas unidades da instituição, diante do aumento dos casos de Covid 19 na capital. Além disso, pessoas com suspeita de infecção pelo vírus foram convidadas a relatar a situação à instituição.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.