Em dezembro passado (2018), o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, regulamentou lei (15.072), de abril de 2004, que trata da promoção da educação alimentar e nutricional nas escolas mineiras, públicas e privadas.
“A escola é um espaço com potencial para promover saúde e qualidade de vida, influenciando na formação de hábitos saudáveis e no desenvolvimento de habilidades para a promoção do bem-estar pessoal e de sua comunidade”, afirma o decreto 47.557 que regulamenta a lei.
De acordo com a nutricionista Nathália Beltrão, referência técnica da Diretoria e Promoção da Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, a intenção é contribuir para reduzir, em crianças e adolescentes, a prevalência de sobrepeso e obesidade e das doenças crônicas relacionadas à alimentação e nutrição.
Portanto, está proibido dentro da escola a publicidade e o comércio de alimentos com poucos nutrientes, com açúcar livre e sal ou com altos teores de calorias, gordura saturada e gordura trans.
Além da oferta de alimento adequado e saudável nas escolas como frutas, legumes e verduras, o decreto prevê várias ações como o estímulo à produção de hortas escolares para a realização de atividades com os alunos e a utilização dos alimentos produzidos na alimentação ofertada nas escolas, o monitoramento da situação nutricional dos alunos e ações de formação continuada e aperfeiçoamento de profissionais da educação que incluam a temática da alimentação saudável nas escolas numa perspectiva transversal e interdisciplinar.
“As ações, cada uma de uma forma, deve envolver toda a comunidade escolar, ou seja, alunos, suas famílias, professores, funcionários das escolas, assim como funcionários e donos de cantinas dentro da escolas e também de empresas fornecedoras de alimentação escolar”, afirma Nathália Beltrão ao ressaltar que a lei se aplica também aos vendedores ambulantes que ficam nas entradas e saídas das instituições de ensino.
Segundo a nutricionista, o decreto não se aplica apenas às comemorações, festas e eventos promovidos pelas escolas, quando estes integram o seu projeto pedagógico, e também às atividades ou eventos promovidos por terceiros, realizados no espaço físico das escolas.
Abaixo links onde os/as professores/as podem encontrar o caderno de atividades de Promoção da Alimentação Adequada e Saudável para as escolas produzidos pela UERJ e pelo Ministério da Saúde.
Mais informações no site: www.saude.mg.gov.br/vidasaudavel
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.