Notícias

Opinião – Condições de trabalho na EaD em questão: observações à luz da obra “A Condição Humana”, de Hannah Arendt

12 de julho de 2024

Para uma análise sobre as condições de trabalho dos educadores que atuam com Educação a Distância (EaD) à luz da obra “A Condição Humana”, de Hannah Arendt, é fundamental o entendimento de alguns dos conceitos centrais da obra de Arendt e como eles podem ser aplicados ao contexto da educação a distância. Entre tais conceitos destacam-se:

a) Vita activa, em que a autora divide a vida ativa em três atividades fundamentais: labor, trabalho e ação. O labor está relacionado às atividades necessárias para a manutenção da vida biológica, atividades que são cíclicas e repetitivas. O trabalho refere-se à produção de objetos duráveis, atividades que têm início e fim e produzem algo tangível. A ação, que envolve a interação humana e o discurso, é a atividade que acontece no espaço público e está ligada à liberdade e à política.

b) Espaço público e espaço privado: Arendt faz uma distinção entre o espaço público, onde ocorre a ação e o discurso, e o espaço privado, associado à intimidade e à necessidade.

c) Pluralidade: a condição de pluralidade é essencial para a ação, já que a ação só faz sentido na presença de outros, na esfera pública.

Na EaD, os educadores muitas vezes enfrentam tarefas repetitivas e cíclicas, como correção de trabalhos e feedback aos alunos, que podem ser vistas como labor. Essas tarefas são essenciais para o funcionamento dos cursos, e na maioria dos casos não são valorizadas como deveriam.

A criação de materiais didáticos, vídeos de aula e conteúdo interativo pode ser vista como trabalho. Esse trabalho cria “objetos duráveis”, no sentido de que os materiais produzidos podem ser reutilizados em várias turmas e ao longo do tempo.

A interação direta entre educadores e alunos, por meio de fóruns de discussão, videoconferências e outras formas de comunicação representa a ação. É nessa interação que ocorre a troca de ideias, o debate e a verdadeira educação.

Quais seriam então os principais desafios das condições de trabalho na EaD?

Educadores que atuam em EaD podem sentir falta do espaço público de interação direta com colegas e alunos, o que leva com frequência a um sentimento de isolamento.

A carga de trabalho dos educadores em EaD em geral é elevada, com exigências de disponibilidade quase constante e a necessidade de adaptar materiais e métodos para diferentes perfis de alunos.

Com frequência, o trabalho dos educadores em EaD não é devidamente reconhecido ou valorizado, tanto em termos de prestígio quanto de remuneração.

A linha entre o espaço privado e o espaço público pode se tornar tênue na EaD, já que os educadores frequentemente trabalham de casa e têm que gerenciar seu tempo de forma a equilibrar as demandas profissionais e pessoais.

À luz da obra de Arendt, as condições de trabalho dos educadores em EaD podem ser vistas como uma mistura de labor, trabalho e ação, com desafios específicos relacionados à falta de um espaço público físico, a necessidade de reconhecimento adequado e o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. A pluralidade, fundamental para a ação, deve ser buscada e promovida na EAD por meio de tecnologias que facilitem a interação e a troca de ideias. É essencial que a sociedade reconheça e valorize o papel dos educadores em EaD, não apenas como meros transmissores de conhecimento, mas como agentes ativos que moldam a educação e a cultura no ambiente digital.

Luiz Antônio Silva – Professor, sociólogo, doutor em Educação e diretor do Sinpro Minas em Coronel Fabriciano

 

COMENTÁRIO

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha