Este espaço é destinado aos professores da rede privada de Minas Gerais para que sejam registradas denúncias de quaisquer atos de violência (agressões físicas, verbais, dano a patrimônios, assédio moral ou sexual, entre outros) no interior das escolas. O objetivo deste espaço é reunir denúncias, para que possam subsidiar ações de combate à violência e pela paz no espaço escolar. O sindicato também colocou à disposição dos professores, desde fevereiro de 2011, um disque-denúncia (0800 770 3035), no qual os docentes poderão relatar anonimamente os casos nas instituições de ensino.
A identidade e os dados do(a) professor(a) serão mantidos em absoluto sigilo.
Para enviar as informações, é só preencher o formulário abaixo. As denúncias também podem ser encaminhadas ao email paznasescolas@sinprominas.org.br (com nome, email, telefone, escola e relato da situação) ou serem feitas pelo disque-denúncia.
A pesquisa Rede particular de ensino: vida de professor e violência na escola, realizada pelo Sinpro Minas em parceria com a Puc Minas, mostrou que mais da metade dos docentes entrevistados (62%) disse ter presenciado a agressão verbal. O estudo aponta ainda que 39% dos professores relataram ter visto situações de intimidação, e 35%, de ameaça.
O levantamento revela ainda que 91% dos pesquisados consideram como violência o desrespeito à sua autonomia no exercício da docência, sendo que 52% vivenciaram situações dessa natureza.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.