Nota das Centrais: Por Juros baixos para o desenvolvimento com justiça social

18 de junho de 2024

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), juntamente com as centrais sindicais UGT, CUT, CSB, Nova Central, Força Sindical, Pública e Intersindical-Central da Classe Trabalhadora lançaram, nesta terça-feira (18), uma nota contra os juros altos praticados pelo Banco Central no país.

A queda da taxa básica de juros, conhecida como Selic, tem sido uma pauta central das centrais. Atualmente fixada em 10,50%, a Selic está entre as mais altas do mundo, o que prejudica o desenvolvimento econômico e social do país.

Desde agosto do ano passado, a taxa vinha sendo reduzida em meio ponto percentual a cada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom). No entanto, na última decisão de maio, a queda foi de apenas 0,25%.

Leia a nota na íntegra:

Por Juros baixos para o desenvolvimento com justiça social

A manutenção da taxa de juros em 10,5%, o 2º maior juro real do mundo, é um entrave para o setor produtivo, para a geração de empregos decentes e para o consumo, verdadeiro motor da economia.

A alta taxa só beneficia a especulação e o rentismo. Ela restringe o potencial de crescimento do país e diminui a capacidade de investimentos em serviços públicos essenciais como educação, saúde e infraestrutura, uma vez que obriga o governo a pagar mais juros pela dívida pública.

Como resultado, milhares de obras estão paradas e metade da população em condições de trabalhar está na informalidade, sem direitos e sem aposentadoria. Enquanto isso, os banqueiros lucraram 26 bilhões de reais só no último trimestre.

Baixar os juros é fundamental para a retomada do crescimento sustentável, com inclusão do povo trabalhador na economia para além da mera subsistência. A taxa de juros mais baixa proporciona crédito mais acessível para pessoas e empresas; incentiva o consumo; previne a inadimplência e incrementa investimentos em pequenas e médias empresas, entre outros.

Mas o presidente do Banco Central, Campos Neto, herança do desgoverno Bolsonaro, insiste em manter a taxa de juros alta. Ele não pensa no povo, só nos lucros do rentismo e da especulação financeira.

Por isso nós, trabalhadores, nos mobilizamos e vamos para as ruas para pedir em uma só voz:

Juros baixos para o Brasil crescer!

Com informações da CTB