Nas últimas assembleias da categoria, em Uberaba e Uberlândia, os professores do Triângulo Mineiro se mostraram insatisfeitos com a postura dos donos de escolas, que há dois anos se recusam a assinar a Convenção Coletiva de Trabalho – instrumento legal que garante as conquistas da categoria. Os docentes negaram a contraproposta patronal e também sinalizaram com a possibilidade de fazer greve, caso o patronal não atenda as suas reivindicações.
Como parte das mobilizações na região, no dia 13 de abril, centenas de professores de várias cidades realizaram uma manifestação na porta do Sinepe/TM, em Uberlândia, ao mesmo tempo em que ocorria uma reunião de negociação entre o Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas) e o sindicato patronal.
Foram agendadas novas reuniões entre o Sinpro Minas e o Sinepe/TM para os dias 26 e 27 de abril, na sede do sindicato patronal em Uberlândia. Os docentes prometem fazer nova mobilização para pressionar os donos de escolas a manterem seus direitos.
A reunião que aconteceria na sede da Faculdade de Agronomia e Zootecnia, em Uberaba, foi cancelada pelo Sinepe/TM e transferida para Uberlândia.
Reivindicações
A categoria reivindica a recomposição da perda salarial correspondente ao INPC acumulado no período de fev/2008 a fev/2010, atingindo 11,07% e mais um ganho real de 5,25% (projeção de crescimento do PIB feita pelo Dieese), a implementação de planos de carreira e de cargos e salários, a regulamentação da educação a distância, entre outros itens referentes à melhoria das condições de trabalho.
O sindicato patronal (Sinepe/TM), que representa os donos de escolas da região, apresentou no dia 30/3 uma contraproposta que não concede ganho real e ainda retira direitos históricos, ao reduzir o adicional extraclasse de 20% para 10%, acabar com o pagamento de reuniões pedagógicas, limitar o adicional por tempo de serviço em 5%, excluir a isonomia salarial e alterar a cláusula de férias, permitindo que o professor trabalhe entre 28 e 30 de dezembro.
Serviço:
Reuniões com o Sinepe/TM
Dia 26/4 – 15 horas – (Ensino Infantil ao Pré-Vestibular)
Dia 27/4 – 9 horas – (Ensino Superior)
Sede do Sinepe/TM – Uberlândia – (Av. Floriano Peixoto, 386, sala 602, Centro, Uberlândia)
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.