Notícias

Sinpro Minas orienta categoria sobre convocação de trabalho aos sábados

27 de março de 2025

O Sinpro Minas vem recebendo informações de que várias escolas têm exigido o trabalho dos professores aos sábados, fora da jornada regular.

O Sindicato é totalmente contrário a essas convocações. O tema tem sido debatido com a categoria através da campanha “Sábado Letivo, não!”, mostrando que esse modelo de jornada é incompatível com a dignidade dos trabalhadores e que é possível ter os 200 dias letivos, conforme exige a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), sem aulas aos sábados (veja a proposta de calendário aqui).

A exigência pontual e aleatória de trabalho aos sábados, a não ser que esteja estipulada no contrato de trabalho desde o início, fere o artigo 468 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho):

“Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia”

Ou seja, de acordo com a CLT, as alterações das condições já existentes no contrato de trabalho somente são permitidas quando não causem prejuízos, mesmo que indiretos, aos trabalhadores.

O chamamento para o trabalho aos sábados – quando for ocasional – somente poderá ocorrer com a aprovação do professor ou professora, e se não causar prejuízos ou inviabilidade para o trabalho (como convocação por empregadores diferentes na mesma data, quando os docentes possuem mais de um contrato de trabalho).

No caso de não concordar com a convocação, o professor ou professora deve informar à instituição de ensino a discordância.

Em caso de dúvidas, o Sinpro Minas está à disposição dos professores e professoras para esclarecimentos e orientação.

COMENTÁRIO

Uma resposta

  1. Saudades a todos!! Ótimas colocações!!
    Sou professor do Coleguium e neste ano tem ao menos uns 07 sábados a partir de abril para trabalho, inclusive vários para aplicação de prova, sendo que as mesmas eram aplicadas por disciplinarios que recebiam para isso! Podem verificar no calendário 2025 MG da instituição!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias

Artigo
Ciência
COVID-19
Cultura
Direitos
Educação
Entrevista
Eventos
Geral
Mundo
Opinião
Opinião Sinpro Minas
Política
Programa Extra-Classe
Publicações
Rádio Sinpro Minas
Saúde
Sinpro em Movimento
Trabalho

Regionais

Barbacena
Betim
Coronel Fabriciano
Divinópolis
Governador Valadares
Montes Claros
Patos de Minas
Poços de Caldas
Pouso Alegre
Sete Lagoas
Uberaba
Uberlândia
Varginha