O novo Ensino Médio já começou a ser implementado neste ano, tendo como ponto de partida o estado de São Paulo. O modelo instituído pela Lei Federal 13.415, de 2017, já aponta graves consequências para a formação das/os estudantes, sobretudo, as/os mais pobres. Ao invés de acessar todas as disciplinas, por exemplo, o novo modelo induz a escolha entre itinerários específicos de conhecimento.
Pesquisadores, movimentos sociais e estudantis já alertavam para a gravidade dessa mudança. Um estudo realizado pela Rede Escola Pública e Universidade, Repu, revela o aprofundamento da desigualdade educacional já identificado em São Paulo: limitação dos itinerários disponíveis, falta de professores, déficit na carga horária, entre outros problemas.
Para aprofundar o debate sobre as mudanças e consequências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com a reforma do Ensino Médio, o Sinpro Minas realiza, nesta próxima quinta -feira (22/09), uma live dedicada ao tema. A apresentação será conduzida pela presidenta interina do Sinpro Minas, Thais D`Afonseca.
Não perca! É nesta próxima quinta-feira, às 19h, no canal do YouTube do Sinpro Minas! Clique aqui para acessar!
Participam da live:
Thais D’Afonseca: presidenta interina do Sinpro Minas, advogada trabalhista e professora de Direito do Trabalho na PUC Minas.
Paola Guidi – Bióloga. Doutoranda em Ensino de Ciências e Matemática pelo PECIM na Unicamp. Professora de Biologia, Robótica e Programação. Pesquisadora na área de currículo e histórias de vida, com enfoque na BNCC e seus impactos sobre o ensino de Ciências no Ensino Médio.
Maria Regina Velasquez – Mestre em Educação tecnológica. CEFET/MG (2005). MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Newton Paiva/BH. Graduada em Psicologia, Universidade FUMEC/ BH. Possui 20 anos de docência em Ensino Superior (9 anos na modalidade EaD: professora –autora; professora-formadora). Área de atuação : (2022) Assessoria Educacional: Novo Ensino Médio: Educação Técnica e Profissional: itinerários formativos integrados para o mundo do trabalho (Investigação Científica; Processos Criativos; Mediação e Intervenção Sociocultural; Empreendedorismo); Matrizes de Avaliação ENEM para rede particular de ensino – Banco institucional de Itens: objetos de conhecimento; conteúdos; processos cognitivos; contextos; competências/habilidades: direitos e objetivos de aprendizagem na formação técnica e profissional para o novo ENEM (2024); Assessoria Psicoeducativa: Plano de Acompanhamento psicoeducativo.
Rogério Rosa – Técnico em Química de Nível Médio pela Escola Técnica Federal de Minas Gerais – ETFMG 1980 (atual CEFET/MG – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais), Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG 1986 e Mestrado em Engenharia Mecânica pela mesma universidade – 2003. Docente da carreira do Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico – EBTT e do Magistério do Ensino Superior. Atualmente é docente do CEFET/MG tendo sido também da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. É da Diretoria do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais – SINPRO Minas tendo sido também membro representante do Departamento de Física na Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – ADPUC Minas.
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.