O Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais repudia a recente ação de demissão em massa da Faculdade Estácio de Sá. Já são cerca de 60 professores/as demitidos/as nesta semana.
A demissão em massa representa uma atitude de desrespeito com relação ao corpo docente, já que a instituição não apresentou sequer justificativas e houve, inclusive, caso de demissão enquanto o/a professor/a lecionava em sala de aula. Além disso, a instituição chegou a demitir profissionais no período de pré-aposentadoria, que para além de desrespeitoso é ilegal, pois são trabalhadores/as que contam com estabilidade. Um desrespeito também com os/as estudantes da instituição, que já manifestaram indignação e certamente serão impactados/as com as demissões neste fim de semestre.
Nesta semana, o Sinpro Minas se reuniu com vários/as trabalhadores/as demitidos/as e outras irregularidades foram apresentadas, como por exemplo, redução arbitrária de carga horária e pagamento inferior ao valor hora-aula por atividades extras desempenhadas pelos/as docentes.
Para o Sinpro Minas, essas demissões sinalizam um sucateamento da educação privada e demonstram como os grupos empresariais cada vez mais priorizam o lucro e desvalorizam a carreira docente. Sabemos que por trás de cada demissão existem relações impactadas. Cada professor/a tem uma trajetória de dedicação que tanto contribui para a formação da nossa sociedade. Com a aprovação da reforma trabalhista, a tendência é que essas trajetórias sejam cada vez mais descartáveis.
O Sinpro Minas reitera seu repúdio a essa demissão em massa e informa que vai tomar todas as medidas cabíveis para que os/as professores/as tenham todos os seus direitos assegurados. É um momento em que a mobilização se faz necessária contra a precarização do trabalho e em defesa de um modelo de educação de qualidade em que a profissão docente seja respeitada.
Diretoria Sinpro Minas
______________________________
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.