O Sinpro Minas repudia a forte repressão da Polícia Militar de Minas Gerais contra as/os professoras/es da educação infantil de Belo Horizonte, que manifestavam pacificamente na manhã desta segunda-feira, 23 de abril, em frente à Prefeitura. As/os professoras/es, em greve, lutam pela unificação da carreira à do ensino fundamental, reivindicação que inclusive foi promessa de campanha do atual prefeito Alexandre Kalil, que nesta manhã se recusou a receber as/os manifestantes.
Gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral, sprays de pimenta, balas de borracha e até “caveirão” foi o que os/as professores/as receberam por estarem lutando pelos seus direitos. Uma diretora e um diretor do Sind-REDE foram presos durante a repressão e um deles inclusive arrastado pelas ruas, além de várias professoras/es feridas/os, em sua maioria mulheres, que majoritariamente compõe essa categoria.
O Sinpro Minas se solidariza com todos/as professores/as que sofreram esta repressão por parte do Município e do Estado. Triste realidade em que a luta por mais valorização dos/as trabalhadores/as da educação seja tratada como crime. Em um momento de tantos e fortes ataques à classe trabalhadora, é legítimo que usemos de todos instrumentos para fazer valer nossos direitos. O Sinpro Minas reitera a importância de seguirmos em unidade e resistência e ressalta seu repúdio à ação truculenta da PM de Minas Gerais e à prisão arbitrária dos dirigentes sindicais.
Diretoria do Sinpro Minas
Lutar não é crime!
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.