Trabalhadores e trabalhadoras em educação do setor privado têm enfrentado uma árdua luta pela vida. De um lado, o aumento do volume de trabalho remoto acompanhado, paradoxalmente, por reduções salariais, precarização e demissões. De outro, a pressão de governos e empresários de educação pelo retorno das aulas presenciais sem que a pandemia da Covid-19 esteja sob controle e sem que haja a segurança sanitária necessária para a reabertura, o que representa um risco à saúde não apenas de professores e técnicos administrativos, mas de estudantes, seus familiares, de usuários do transporte público e de toda uma gama de relações que se fundam a partir do funcionamento de uma escola.
Na semana passada, a TV Contee conversou com Oswaldo Teles, presidente do Sindicato dos Professores do Rio de Janeiro e coordenador da Secretaria de Organização Sindical da Confederação, com Celso Napolitano, presidente da Federação dos Professores do Estado de São Paulo, e com Valéria Morato, presidenta do Sindicato dos Professores de Minas Gerais. Confira um pouco dessa luta:
Entidade filiada ao
O Sinpro Minas mantém um plantão de diretores/funcionários para prestar esclarecimentos ao professores sobre os seus direitos, orientá-los e receber denúncias de más condições de trabalho e de descumprimento da legislação trabalhista ou de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).
O plantāo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
plantaojuridico@sinprominas.org.br
RUA JAIME GOMES, 198 – FLORESTA – BELO HORIZONTE/MG – CEP 31015-240
FONE: (31) 3115.3000 | SINPROMINAS@SINPROMINAS.ORG.BR
COPYRIGHT © 2022 SINPRO MINAS – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.